Crianças sorrindo

Projeto LER...- Literatura e Ciência

Este espaço, criado e administrado pela equipe editorial do Projeto LER...- Literatura e Ciência, busca oferecer materiais de apoio aos professores dos municípios conveniados com o Projeto.

Sobre

O Projeto LER visa promover ações, junto a escolas das regiões Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Serra e Litoral gaúcho, que auxiliem na formação de leitores, por meio da distribuição de material de leitura e da capacitação de professores para a mediação da leitura, promovendo enfoques interdisciplinares de temas relacionados à literatura e à ciência, a fim de desenvolver uma cultura científica.

Objetivo geral

É objetivo geral do Projeto Ler... a promoção da cultura científica, diminuindo fronteiras entre textos científicos e textos literários. Busca-se, igualmente, o letramento científico nas escolas da região por meio de uma ação coordenada com professores e alunos das escolas.

Objetivos específicos

Contribuir para que os professores de diferentes áreas de conhecimento se tornem agentes transformadores da educação, conquistando dos alunos maior participação em aula, leitura e pesquisa escolar, tornando-os aptos a questionar e compreender melhor a realidade em que vivem.

Promover a aproximação entre ciência e humanidades, incentivando a relação entre literatura, artes e ciência.

Sensibilizar professores para o papel da divulgação científica midiática nas aulas de ensino fundamental.

Incentivar a leitura de cada edição do Fascículo Ler... e a utilização desse instrumento como recurso didático, a fim de propiciar o fomento à leitura e escrita; de incorporar a ciência ao dia a dia da sala de aula; de estimular a prática da pesquisa, da experimentação e do estudo de campo.

Desenvolver a competência de leitura e escrita de textos da divulgação científica midiática impressa e digital e da literatura.

Aprimorar o letramento digital dos envolvidos no processo (professores e alunos), promovendo uma crescente hibridização da utilização de recursos para divulgação da ciência, em conjunto com o material impresso o qual possibilita um tipo de atividade específico tanto de criação dos materiais quanto de leitura e de escrita.

Promover espaço de reflexão sobre a prática de leitura de textos da divulgação científica, o ensino de ciências e a investigação científica.

Proporcionar espaço para elaboração, discussão e compartilhamento de atividades realizadas pelo grupo nos encontros presenciais e mediante um site, este ligado a redes sociais por links naquele disponibilizados.

Mais informações
Regulamento
Projeto

Equipe editorial

Parceiro e apoiador do Projeto:

Sr. Miguel Schmitz

Diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Sinos

Daiana Campani

Dieila dos Santos Nunes

Juliana Strecker (Coordenadora - Faccat)

Liane Filomena Müller (Coordenadora - Faccat)

Luciane Maria Wagner Raupp

Dieila dos Santos Nunes

Êrica Ehlers Iracet

Júlia Klein Caldas

Juliana Alles de Camargo de Souza (Coordenadora - Unisinos)

Maria Eduarda Giering (Coordenadora - Unisinos)

Maria Helena Albé

Laptop e celular

Fale conosco

  • facebook
  • facebook

LER... Unisinos

LER... Faccat

Sites das Instituições parceiras